Aliviando a pressão com um checklist - Única Psicologia

Aliviando a pressão com um checklist

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Você muitas vezes se perde na organização das tarefas do dia a dia e isso gera um grande estresse? Dá uma olhadinha neste post!!!!

Hoje em dia é necessário dar conta de inúmeras coisas ao mesmo tempo, não é mesmo? Há trabalho, estudos, família, desenvolvimento pessoal, relacionamentos, entre várias outras questões que exigem de nós tempo e energia.

Ok, tem coisas aí bem subjetivas que dependem em grande parte dos outros. Mas sabe aquelas tarefas cotidianas que se acumulam e acabam carregadas de cobranças internas e externas?

Veja algumas dicas simples que podem te ajudar:
1) Utilize um organizador de tarefas (no papel ou online).
2) Coloque TODAS as obrigações neste organizador.
3) Distribua elas de acordo com a prioridade (baixa, média, alta).
4) Após eleger a prioridade, subdivida uma grande tarefa em pequenas ações (checklist).
5) Comece realizando-as e sempre risque quando uma pequena ação for cumprida.
6) Dedique-se a uma tarefa de cada vez.
7) Aceite logo de cara que imprevistos acontecerão.
8) Tente resolver o imprevisto, e quando for possível retorne ao planejamento.
9) Se necessário, faça um novo planejamento.

Quando passam a existir estruturas de organizações mais concretas como essas, áreas específicas do cérebro direcionadas ao armazenamento de conhecimento, execuções de tarefas e rememoração de informações ficam menos pressionadas.

Com a retirada dessa carga há uma diminuição do estresse, e também há um sentimento bom de recompensa quando você cumpre uma pequena ação! Já lidando com uma coisa de cada vez, há uma maior concentração, logo, aumento da produtividade.

Obs: veja que isso pode servir para você, mas também pode ser que não faça sentido nenhum. E ESTÁ TUDO BEM! O objetivo é justamente testar, experimentar coisas novas, e ver como que você pode se reinventar no dia a dia.

E claro, não devemos esquecer do autocuidado que também precisa ser direcionado para tratar de outras coisas que estão além da nossa rotina cotidiana. Afinal de contas, são nestes cuidados em podemos encontrar pequenos pontos de equilíbrio.

Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.

Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site: www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.