Como ter inteligência emocional? - Única Psicologia

Como ter inteligência emocional?

Escrito por: Psicóloga Amanda B. Bento

Tempo de leitura: 2 minutos


Seja bem-vindo ao blog da Única!

 

Com certeza você já ouviu falar sobre inteligência emocional e ela é importante em todas as áreas da nossa vida: trabalho, relacionamentos, família e nas nossas necessidades mais íntimas (aquelas que só você conhece e percebe).

 

A inteligência emocional é a capacidade que nós temos de identificar nossos sentimentos, emoções e comportamentos de forma verdadeira, e ter um mínimo de atitudes práticas para lidar com eles.

 

Por exemplo: na sexta-feira você pode estar tendo um dia menos produtivo no trabalho do que o normal, e então percebe que lá no início da semana você teve uma notícia que te deixou abalado, e isso se arrastou durante os dias impactando sua produtividade.

 

Isso já é inteligência emocional!

 

Desenvolver a inteligência emocional é muito importante porque te ajuda a levar a vida de uma forma mais leve encontrando soluções eficientes para os seus problemas.

 

Quando você não consegue perceber o que está acontecendo, dificilmente encontrará uma solução para aquilo.

 

Então basicamente, a inteligência emocional é:

 

  1. Perceber sentimentos, comportamentos e emoções
  2. Entender como essas coisas estão interligadas no dia a dia
  3. Estabelecer planos para resolver os problemas
  4. Revisar seu modo de conduta sempre que precisar

 

Tendo essas coisas bem trabalhadas, o modo com que você reage às situações será diferente, pois muitas vezes ficamos travados diante de um problema, ou então somos reativos a tudo e a todos, e nenhuma dessas alternativas são eficientes.

 

ATENÇÃO: não espere que essas mudanças irão ocorrer do dia para noite. Desenvolver a inteligência emocional exige que você revise pontos importantes da sua vida.

 

Então veja isso como um processo em que você estará APRENDENDO MAIS SOBRE VOCÊ.

 

Não se cobre para saber tudo de uma vez só! Viva essa jornada um dia de cada vez.

 

Se você precisa de um empurrãozinho: a Única está aqui preparada com psicólogos para te auxiliar. Você encontrará as melhores ferramentas de autoconhecimento que precisa.

 

Conte conosco, pois nossa principal motivação é ver o seu bem-estar!!

 

Grande abraço e até mais!

Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.

Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site: www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.