Saiba como melhorar o diálogo nos relacionamentos - Única Psicologia

Saiba como melhorar o diálogo nos relacionamentos

Escrito por: Psicólogo Thyago Vargas

Tempo de leitura: 3 minutos


Bem-vindo(a) ao blog da Única!

 

Hoje é dia de “DR” aqui no blog! Vamos discutir a importância de um bom diálogo para um relacionamento amoroso e dar algumas dicas que podem te ajudar a melhorar o seu atual ou a começar bem uma nova relação!

 

Por que gostamos de ter alguém por perto?

Temos uma tendência a valorizar muito nossos relacionamentos amorosos. Na visão da biologia faz parte do comportamento dos seres vivos deixar descendentes. Mas com o ser humano não é tão simples.

 

Hoje em dia diferentes sexualidades, culturas, religiões e opiniões individuais são coisas constantes nas nossas relações. Isso torna tudo muito diverso e possível, ao mesmo tempo que pode se tornar complexo e difícil.

 

Queremos estar juntos por muitas razões. Cada pessoa carrega a sua própria, mas é comum que no fundo esteja presente a vontade de construir algo com alguém, compartilhar de planos, alegrias… Saber que há com quem contar em momentos difíceis.

 

Pois, afinal: como seres humanos que nascemos em sociedade, viver sozinho pode ser uma tarefa bem difícil.

As diferenças na relação

Mas algo tão importante não é como, já disse, simples. Nossos contextos sociais têm mudado muito. Em geral para melhor, em direção à uma sociedade mais plural, justa e livre. Temos muitos tipos de pessoas e relacionamentos.

 

Quando pelo menos dois seres humanos escolhem estar justos, apesar de todas as semelhanças, existem ainda muitas diferenças.

E são essas diferenças que precisam ser trabalhadas através do diálogo. Se não houve diálogo o casal sofre com a distância. Podem estar sob o mesmo teto, mas cada um com a cabeça em um lugar.

Ninguém é totalmente compatível conosco e se for não será para sempre. Estamos sempre mudando. Por isso dialogar é preciso.

 

Dicas para melhorar a comunicação

Para aprimorar sua habilidade de se comunicar ou gerar algumas reflexões sobre isso aqui vão algumas dicas:

 

  • Na hora da conversa evite distrações como TV’s, celulares e etc. Foco no(a) parceiro(a);
  • Planejem o momento certo para conversar;
  • Não tenha plateia por perto e não estejam em picos emocionais;
  • Fale, mas dê o tempo para o outro falar também;
  • Ouça demonstrando interesse no que a outra pessoa está dizendo;
  • Observe seu comportamento e seus sentimentos;
  • Vá direto ao ponto, mantenha a educação;
  • Compartilhe sua vida: sentimentos, amigos, trabalho, finanças e lazer. Sem isso não há assunto no relacionamento.

 

Aceite as diferenças. Ninguém é perfeito. Para além disso, entender as diferenças que o outro traz enriquece a relação.

 

Não existe receita de bolo, cada relacionamento é tão particular quanto cada ser humano. Para seguir essas dicas e entender mais sobre si mesmo para dar o melhor de si para quem você ama a terapia é muito indicada.

 

Aqui na Única estamos prontos para exercitar o diálogo com a terapia para casais que precisam melhorar a comunicação, e também temos terapia individual, caso a comunicação que precisa ser trabalhada seja com você mesmo(a).

 

Grande abraço e nos vemos por aqui!

Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.

Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site: www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.